quinta-feira, 3 de outubro de 2013

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Matemática...

A matemática é a ciência dos números e dos cálculos. Desde a antiguidade, o homem utiliza a matemática para facilitar a vida e organizar a sociedade. A matemática foi usada pelos egípcios nas construções de pirâmides, diques, canais de irrigação e estudos de astronomia. Os gregos antigos também desenvolveram vários conceitos matemáticos. Atualmente, esta ciência está presente em várias áreas da sociedade como, por exemplo, arquitetura, informática, medicina, física , química etc. Podemos dizer que em tudo que olhamos existe a matemática.

JÔNIA E OS PITAGÓRICOS

JÔNIA E OS PITAGÓRICOS

A escola Jônica nasceu na cidade de Mileto, em Jônia. Onde nasceram as primeiras tentativas para a explicação da natureza e para tentar descobrir a matéria primitiva de que são compostos todos os seres. Tales, Anaximandro e Anaxímenes, formaram então o trio de pensadores tradicionalmente considerados os primeiros filósofos do mundo ocidental.

Anaximandro, Anaxímenes e outros seguidores de Tales, tinham pontos de vista tão divergentes que não se pode dizer que tenham pertencido, a uma escola filosófica específica, já que quase todos eram fiscalistas que tentavam explicar a natureza da matéria.
Tales de Mileto (640 a 550 A.C)

Pitágoras (580 a 500 A.C)


Tales de Mileto (640 A.C.- 550 A.C.)
Considerado o primeiro filósofo e fundador da Escola Jônica. Tales foi incluído entre os sete sábios da antiguidade. Estudou geometria e astronomia. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas.
Essa posição deve-se ao fato de Tales observar que os animais, as plantas etc., necessitam de água para sobreviver e se desenvolver. Além disso, o mundo até então conhecido também parecia estar "sobre a água”, rodeado e sustentado por ela. Daí Tales acreditar que o princípio universal que cria e rege todas as coisas ser a água.
Estabeleceu sólidos conhecimentos sobre a verdade, a totalidade, a ética e a política, temas ainda atuais em nossos dias. Suas reflexões giravam em torno da ‘natureza’, de seus quatro elementos fundamentais, terra, ar, fogo e água. Ele era um monista, ou seja, acreditava que tudo era constituído por uma substância primordial, neste caso, a água.

Pitágoras ( 580 a 500 A.C)
Filósofo, matemático grego. Contribui para o crescimento da Matemática e da Filosofia, pois, acreditava que a essência de tudo eram os números.
Quando Pitágoras descobriu que as proporções no pentagrama eram a proporção áurea, tornou esse símbolo estrelado como a representação da Irmandade Pitagórica. Esse era um dos motivos que levava Pitágoras a dizer que "tudo é número", ou seja, que a natureza segue padrões matemáticos.
Os pitagóricos pretendiam afirmar era que não só todos os objetos conhecidos tinham um número, ou podiam ser ordenados e contados, mas também que os números eram à base de todos os fenômenos físicos.